Neste sábado (18) a Federação Baiana de Judô (Febaju) realiza no Ginásio da AABB, em Vitória da Conquista, a 5ª Etapa do Circuito Baiano da modalidade. Em paralelo, acontece o Campeonato Baiano Sênior, que vão definir os representantes do estado no Campeonato Brasileiro. O Brasileiro sênior acontece em outubro, na cidade de Maceió (AL). Apenas os campeões baianos de cada categoria representam a Bahia nos Brasileiros.
Para este evento estão inscritos 598 judocas, sendo 496 na 5ª Etapa do Circuito Baiano, 102 atletas no Campeonato Baiano. Entre eles está Mayara Oliveira, 21 anos, campeã do Desafio Internacional Brasil X Itália e medalha de bronze no brasileiro Sub-21 anos, ambos em 2014. Este ano, na sua estreia nos tatames em competições nacionais, sagrou-se campeã do Campeonato Brasileiro Regional disputado no CPJ em Lauro de Freitas, seu técnico, Maicon França, acredita que ela tem chances de buscar uma medalha no Brasileiro em Maceió. Antes, porém, precisa confirmar a vaga no Campeonato Baiano. “Mayara vem dominando sua categoria na Bahia, e já tem uma convocação para a seleção brasileira, acreditamos que ela pode trazer uma medalha de ouro para a Bahia ”, diz o treinador.
O presidente da Febaju, Marcelo Ornelas, ressaltou a importância da realização dos eventos no interior do Estado. “Nós entendemos que o Circuito Baiano é melhor forma de promover a visibilidade do Judô nas cidades do interior, e principalmente, em Vitória da Conquista, que hoje é um pólo de campeões’’.
Para realização deste evento a Febaju tem o apoio do Governo do Estado, SUDESB, UESB, PROEX, AABB Vitória da Conquista e Academia Ogawa.