Fanfarra da Escola Municipal Lagoa dos Patoa Foto: Lara Mansores (CBJ) |
O campeonato Brasileiro Sub-13 teve inicio na manhã deste sábado (19), com uma cerimônia especial. As crianças que integram o projeto social da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), que conta com o apoio da Federação Baiana de Judô (FEBAJU) e da Prefeitura de Lauro de Freitas, o Avança Judô, protagonizaram a aula inaugural no Centro Pan-Americano de Judô (CPJ).
Acompanhadas da Banda de Fanfarra da Escola Municipal Lagoa dos Patos e sob o comando do professor Maicon França, os mais novos faixas brancas do judô baiano, apresentaram atividades e cataram o Hino Nacional.
“O que a prefeitura de Lauro pode fazer é isso que estamos vendo aqui. Para nós cuidarmos do nosso Brasil, primeiro temos que cuidar da nossa casa. Vamos fazer tudo o que for possível para que esse projeto seja maravilhoso. Vamos colocar mais 100 crianças aqui até o final do ano”, afirmou o Secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Lauro de Freitas, José Bonfim, que prometeu ampliar o número de vagas do projeto até o final de 2015.
Representando a CBJ na cerimônia de abertura, o vice-presidente Marcelo França deu as boas vindas a todos e reforçou o comprometimento da entidade com o projeto Avança Judô. “Em nome da CBJ e do professor Paulo Wanderley Teixeira, gostaria de dar as boas vindas e dizer que a Bahia estará sempre de braços abertos para todos vocês. Fico feliz com o início do Avança Judô aqui. Esse é o caminho para nosso país, para as crianças do nosso país. Hoje esse campeonato vai servir de exemplo para estas crianças. Vocês são o futuro e, quem sabe, os próximos representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos”, pontuou,
O Presidente da Federação Baiana de Judô, Marcelo Ornelas, lembrou que em 2016 todos os campeonatos brasileiros acontecerão no CPJ e ressaltou o papel social do judô: “Nós sabemos da importância e do papel do Judô na questão educacional. O Judô, muito mais do que atletas, forma cidadãos”, disse.
No domingo, será a vez dos judocas do meio-pesado e pesado duelarem a partir das 9h.
Foto: Lara Mansores (CBJ) |
Avança Judô
O Projeto Social ‘Avança Judô’ é uma ferramenta de inclusão social através do esporte, promovida e coordenada pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e conta com o apoio da Federação Baiana de Judô (Febaju). Visa a criação de condições e oportunidades para que todas as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social possam desenvolver, através do esporte, o seu potencial como pessoas e cidadãos.
O Avança Judô é uma parceria firmada com o município e a CBJ é a responsável pela parte esportiva como cessão do espaço, de quimonos e todo o material necessário à prática do esporte. Já a prefeitura de Lauro de Freitas e suas secretarias de Turismo, Esporte e Lazer, Educação, Saúde e Assistência Social e Cidadania dão apoio com o transporte da escola para o Centro de Treinamento, lanche, com profissionais de pedagogia, assistência social, médica e de educação física. Além de apoio para encaminhamento para a assistência médica e/ou nutricional, caso seja necessário.
O professor Maicon França ministra aula para 100 crianças, de 9 a 12 anos regularmente matriculadas na rede pública de ensino do município baiano.