A cidade de São Bernardo do Campo recebeu cerca de 700 judocas masters de todo o Brasil, neste domingo (3). Considerado o maior torneio interclube das Américas, a Copa São Paulo precisou ser desmembrada em dois finais de semana, para poder realizar as disputas de todas as categorias e classes do Judô. Em meados de março cerca 3.100 competidores do sub11 ao sênior marcaram presença, já no primeiro final de semana de abril foi a vez da classe máster. Mais uma vez a Bahia esteve bem representada no lugar mais alto do pódio.
O faixa preta 5º Dan, Acacio Guimarães conquistou, ao lado de seu filho, o faixa preta 1º Dan, Victor Renoir a medalha de ouro na Copa São Paulo de Kata. O feito inédito para o Judô baiano chegou como um presente de aniversário para o jovem Victor Renoir, que ainda se recupera de uma lesão no cotovelo. “Mesmo sentindo dor, chorando todos os dias pelo trauma vivido, ele deu a volta por cima. Competiu em um kata, que basicamente gera torções no cotovelo e ainda assim, com dor, gemente, foi lá e mostrou o verdadeiro significado do seu nome, vitorioso” descreve orgulhoso, Acacio.
Sem esquecer de agradecer aos que lhe apoiaram e ajudaram a trilhar os passos, Acacio Guimarães explica que se sente orgulho com o feito. “A eternização na história se da por vários aspectos que essa linha chamada “kata” nos permitiu escrever. Estamos muito orgulhosos, mas, orgulhosos mesmo, não vaidosos. Tivemos a oportunidade de mais uma vez representar nosso estado e o fizemos. Fomos Vice-campeões no Opem São Paulo, Vice-Campeões Brasileiro e agora Campeões da Copa São Paulo, ou seja, conseguimos pódios nos maiores eventos de kata do Brasil!”, comemora o atleta.
Acacio Guimarães e seu filho conquistaram medalha de ouro na modalidade Kodokan Goshin Jitsu. Na modalidade Kime No Kata mais dois baianos garantiram o lugar no pódio, o Faixa preta 4º Dan Rone Montenegro de Araújo e seu filho, o Faixa Preta 1º Dan Victor Henrique Santos de Araújo.
Estreantes na Copa São Paulo de Judô a dupla de Itabuna comemora a conquista, mas já pensa em melhorar a posição do pódio. “Ficamos atrás do campeão por 55 pontos. Acreditamos que podemos melhorar nosso nível técnico e disputarmos melhores colocações” afirma Rone Montenegro. A dupla foi formada no ano de 2003 e juntos já conquistaram o titulo de Campeões Baiano, Campeões Kime No Kata, na II Copa Ippon Sul Da Bahia De Kata, Campeões Juno No Kata, na II Copa Ippon Sul Da Bahia De Kata, Campeões Juno No Kata, na I Open Yama Arashi e Vice Campeões Kime No Kata, na I Open Yama Arashi.
O Evento é promovido pela Federação Paulista de Judô – F.P.J e conta com a participação de Todas as federações filiadas a Confederação Brasileira de Judô – CBJ.