Neste final de semana os judocas da Bahia enfrentarão alguns dos principais atletas do Brasil no Campeonato Brasileiro Sênior, em Maceió (AL). São 256 atletas dos 26 estados brasileiros, alguns deles com experiência em competições internacionais. Dentre eles a judoca Rafaela Silva (RJ), que acaba de conquistar a medalha de prata nos Jogos Mundiais Militares, na Coreia do Sul, e o campeão mundial júnior em 2014, Rafael Macedo (RS).
A Bahia será representada por 13 judocas que não se sentem amedrontados por essa experiência. “É claro que essa experiência internacional soma positivamente eles entrem mais confiantes na competição. Mas, acredito muito no meu potencial e espero da o máximo nesta competição e espero que o resultado seja positivo”, declarou Paulo Fernando, atleta do Esporte Clube Vitória.
Paulo Fernando Foto: Lara Mansores (CBJ) |
A baiana Mayara Oliveira acumula medalhas em brasileiros é uma grande aposta de medalha. “É a nossa melhor atleta no feminino, tem um retrospecto de medalhas em brasileiros e é sempre a nossa maior aposta devido ao seu nível técnico”, declara o presidente da Federação Baiana de Judô, Marcelo Ornelas.
Mayara Oliveira Foto: Lara Mansores (CBJ) |
A Judoca está se preparando para essa competição há algum tempo. “Eu venho me preparando antes mesmo da competição sub-23 , justamente por saber que seriam competições com datas bem próximas umas das outras”, afirma Mayara, que sabe bem as dificuldades que irá enfrentar.
“O meu sensei Maicon França tem feito um treinamento bem especifico pra mim durante esses meses. Mas, sabemos que nessa classe se reúne a elite do judô brasileiro, que são os atletas mais velhos e experientes, tenho que ficar atenta em todas as lutas pois do meu ponto de vista todos são perigosos. Vou dar o meu máximo e tentar colocar em prática tudo que eu treinei, e espero trazer uma medalha”, completa confiante.
A delegação baiana já está no estado alagoano em seus preparativos finais para a grande competição que terá inicio neste sábado, 10, a partir das 9h30 com as categorias super-ligeiro, ligeiro, meio-leve, leve, meio-médio e médio. Já no domingo, último dia de competição, é dia dos judocas das categorias meio-pesado e pesado irem ao tatame do ginásio do Colégio Marista lutar por medalhas a partir das 9h.
Confira a lista completa dos baianos que irão participar do Brasileiro Sênior
Masculino
Rafael Conceição Bonfim – Super Ligeiro (-55kg)
Gabriel Alves dos Santos – Ligeiro (-60kg)
Paulo Fernando da Cruz – Meio Leve (-66kg)
André dos Santos Santiago – Leve (-73kg)
Luis Henrique Amorim Carmo – Meio Médio (-81kg)
Luis Henrique Carvalho das Virgens – Médio (-90kg)
Fabricio Rodrigues Lima – Pesado (+100kg)
Feminino
Luana Silva Dias – Ligeiro (-48kg)
Mayara Ferreira de Oliveira – Meio Leve (-52kg)
Luana Maria Bahia Mota – Leve (-57kg)
Ariadina Rosevane dos Santos – Meio Médio (-63kg)
Taiane Batista Berlink Santos – Médio (-70kg)
Carine Ferreira Goes – Pesado (+78kg)