Dois judocas baianos chegaram às finais no Campeonato Brasileiro sub-21, disputado no último final de semana, no Recife. Enquanto Tiago Pinho se sagrou campeão na categoria até 81kg, Lucas Guimarães ficou com a prata no peso até 55kg. O detalhe é que tanto Tiago, revelado no Vitória, quanto Lucas, que despontou no Judô Clube Yamarashi, de Vitória da Conquista, conquistaram as medalhas pela Sogipa, a Sociedade Ginástica de Porto Alegre.
Da delegação que partiu de Salvador para competir na capital pernambucana, os melhores resultados foram dois quintos lugares, de Marcel França, do Vitória, no peso até 81kg e Gabriel Santos, do Judô Ação de Jequié, na categoria para atletas com menos de 61kg.
Nada a lamentar na opinião do presidente da Federação Baiana de Judô (Febaju), Marcelo Ornelas. O dirigente considera natural que os judocas mais promissores busquem fora do estado, em clubes de tradição, a estrutura para se desenvolver e participar de grandes competições.
No entanto, Marcelo enxerga, no médio prazo, uma inversão desse movimento migratório. “Com a consolidação do Centro Pan-Americano de Judô (CPJ) a tendência é manter as jovens promessas e até promover o retorno de outros que deixaram o estado, atraindo inclusive judocas de fora e transformando a Bahia num grande pólo de treinamento com atletas do mais alto nível”, projeta.