Dois judocas baianos chegaram às finais no Campeonato Brasileiro sub-21, disputado no último final de semana, no Recife. Enquanto Tiago Pinho se sagrou campeão na categoria até 81kg, Lucas Guimarães ficou com a prata no peso até 55kg. O detalhe é que tanto Tiago, revelado no Vitória, quanto Lucas, que despontou no Judô Clube Yamarashi, de Vitória da Conquista, conquistaram as medalhas pela Sogipa, a Sociedade Ginástica de Porto Alegre.
Baianos radicados no Sul brilham no Brasileiro Sub-21, no Recife
Da delegação que partiu de Salvador para competir na capital pernambucana, os melhores resultados foram dois quintos lugares, de Marcel França, do Vitória, no peso até 81kg e Gabriel Santos, do Judô Ação de Jequié, na categoria para atletas com menos de 61kg.
Nada a lamentar na opinião do presidente da Federação Baiana de Judô (Febaju), Marcelo Ornelas. O dirigente considera natural que os judocas mais promissores busquem fora do estado, em clubes de tradição, a estrutura para se desenvolver e participar de grandes competições.
No entanto, Marcelo enxerga, no médio prazo, uma inversão desse movimento migratório. “Com a consolidação do Centro Pan-Americano de Judô (CPJ) a tendência é manter as jovens promessas e até promover o retorno de outros que deixaram o estado, atraindo inclusive judocas de fora e transformando a Bahia num grande pólo de treinamento com atletas do mais alto nível”, projeta.
ARTIGOS RELACIONADOS