A Confederação Brasileira de Judô – CBJ realiza o Treinamento de Campo Internacional, com a seleção brasileira, na cidade de Pindamonhangaba, em São Paulo. Alguns atletas baianos foram convocados a participar deste evento, são eles: Jaqueline Nascimento, Arnou Neto e Yngrid Santos. O evento tem o intuito de preparar a equipe para encarar com sucesso as principais competições do ano.
Os baianos embarcam neste domingo (24) para iniciar o treinamento. Na mala carregam muita expectativa e ansiedade. “Quero aprender coisas novas, absorver o maximo de ensinamentos e quem sabe, passá-los para meus colegas de treino quando retornar”, declara a atleta da cidade de Ribeira do Pombal, Yngrid Santos.
Parte da Seleção Brasileira não se encontra mais em Pindamonhangaba, já que embarcaram para disputar o Grand Prix de Havana. Mas, para os judocas da Bahia a convocação estimula e fornecerá maior aprendizado. A estrutura montada no Hotel Colonial Plaza atende mais de 170 atletas e cerca de 50 profissionais das comissões técnicas presentes no Centro de Treinamento.
O presidente da Federação Baiana de Judô – Febaju, Marcelo Ornelas, encara esta convocação como uma valorização do atleta baiano, além de demonstrar o crescimento das categorias de base. “Isso demonstra o crescimento do judô em nosso estado e o judô de base, das classes sub13, sub15 e sub 18 são destaque com diversas medalhas em jogos escolares e agora com essa importante convocação. Tenho certeza de que estes atletas retornarão ao nosso estado com um nível técnico bem mais elevado”, afirma Ornelas.
Atletas como a Yngrid Santos tem um treinamento pesado, que requer muita dedicação. O técnico Vlademir Matos sabe que a sua judoca ainda está iniciando a carreira, mas isso não tira a sua confiança em Yngrid. “Ela é uma garota bastante dedicada, estudiosa e esforçada. O treinamento dela tem quase duas horas diárias, cinco dias por semana, além da ginástica funcional três dias por semana”, afirma Vlademir, que também guarda suas expectativas sobre o evento. “Esta oportunidade é como premio para minha atleta, devido às dificuldades que convive diariamente, por residir em um bairro com alto índice de usuários de drogas. Ela participará de treinamentos orientados por professores, que trabalham com as equipes de alto rendimento, que integram a base da Seleção Brasileira”, completa.
Vlademir Matos acredita que para a que Bahia possa produzir mais atletas de alto rendimento é preciso que o governo forneça maior apoio para estes jovens. “É de suma importância o apoio do poder municipal e principalmente do estadual, oferecendo condições para que os atletas possam se manter financeiramente. Este apoio pode surgir através de bolsas de estudos, são incentivos que farão com que eles se dediquem mais aos treinos. Graças a Deus, em nossa cidade (Ribeira do Pombal) nós temos o apoio total do Prefeito Municipal”, afirma o técnico.