No quarto dia de disputas dos Jogos Olímpicos Rio 2016 a seleção Brasileira de Judô chega mais uma vez ao bloco final, mas não conquista medalhas. A meio médio, Mariana Silva, era apontada como a atleta com menos chance de ir ao pódio na Arena Carioca 2, já que a judoca nunca passou das quartas de final em Mundial e caiu na primeira rodada de sua estreia na olímpiada de Pequim 2008. Mas, superando as expectativas, Mariana ultrapassou grandes rivais, chegou na semifinal e quase conquistou um bronze.
A atleta classificou-se para a semifinal, mas, ao encarar a eslovena Tina Trstenjak, foi imobilizada pela atual campeã mundial. Na disputa pelo bronze Mariana foi superada pela holandesa Anicka Van Endem, por um yuko, e terminou em quinto lugar em sua segunda participação olímpica.
Mariana finalizou com facilidade Szandra Szogedi no primeiro combate e superou a alemã Martyna Trajdos na diferença de punições (3 – 1) para avançar às quartas. Mariana levou a melhor no duelo contra a israelense Yarden Gerbi, campeã mundial em 2013. No tempo normal, o combate terminou empatado sem pontuações e, no segundo minuto do golden score, Mariana conseguiu um waza-ari para a emoção da torcida que não parava de gritar seu nome.
“Gostei muito da minha participação, mas eu vim buscar o que era meu, a medalha. Infelizmente não foi dessa vez. Não economizei nada. Já tinha perdido inúmeras vezes para a alemã. Foi no momento certo que eu ganhei. Estou feliz por ter evoluído. Nunca tinha vencido a israelense também. Fiquei feliz com a torcida, por poder ter um bom desempenho com minha família e meus amigos aqui”, disse.
Victor Penalber também lutou nesta terça-feira(09), mas parou nas oitavas-de-final frente ao árabe Sergiu Toma, depois de vencer Marlon Acácio, de Moçambique, na estreia.
Na quarta-feira (10), será a vez de Maria Portela e Tiago Camilo representarem o Brasil no tatame olímpico. As preliminares começam às 10h e as finais a partir das 15h30.
*Informações Globo esporte e CBJ