back to top
sexta-feira, maio 23, 2025
spot_img
InícioSem categoriaCentro Pan-Americano de Judô recebe III Etapa do Circuito Baiano

Centro Pan-Americano de Judô recebe III Etapa do Circuito Baiano

A Federação Baiana de Judô (Febaju) realiza neste sábado (23), no Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), em Lauro de Freitas, a III Etapa do Circuito Baiano da modalidade. Em paralelo, acontecem os campeonatos baianos sub-13 e sub-15, que vão definir os representantes do estado nos Campeonatos Brasileiros das duas faixas etárias.

O Brasileiro sub-15 acontece em agosto, na cidade de Cuiabá (MT), e 15 vagas estão em disputa, sendo oito no masculino e sete no feminino. Já o sub-13 será sediado na Bahia em setembro e, por isso, os judocas locais terão vaga em todos os pesos no masculino e feminino, totalizando 16 atletas. Apenas os campeões baianos de cada categoria representam a Bahia nos Brasileiros.

 Para este evento estão inscritos 575 judocas, sendo 387 na III Etapa do Circuito Baiano, 81 atletas no sub-13 e 107 competidores no sub-15. Entre eles está Jaqueline Santos, 13 anos, campeã dos Brasileiros Regionais de 2013 e 2014 no sub-13, campeã brasileira e terceira colocada no Pan-Americano em 2014 na categoria ligeiro, para atletas com menos de 40kg. Este ano, na sua estreia como sub-15, Jaqueline conseguiu o bronze no Regional disputado no CPJ, mas seu técnico, Luiz Sant´Anna, acredita que ela tem chances de buscar uma medalha no Brasileiro em Cuiabá.

Antes, porém, precisa confirmar a vaga no Campeonato Baiano. “Toda transição de uma faixa etária para outra exige um tempo de adaptação e, no Judô, não podemos apontar favoritos, porque um único movimento pode decidir a luta, mas acredito na vaga e que ela pode trazer medalha do Brasileiro”, diz o treinador, amparado pela vitória de Jaqueline nas duas primeiras etapas do Circuito Baiano sub-15 este ano.

O presidente da Febaju, Marcelo Ornelas, enxerga nos atletas do sub-13 e do sub-15 a possibilidade de consolidação do grande salto pretendido e planejado pela federação para o Judô baiano. “Nós estamos buscando a qualificação e a excelência na preparação dos nossos judocas e pretendemos ver os atletas sub-13 e sub-15 de hoje representando a Bahia na seleção principal e até na Olimpíada de 2020, em Tóquio. Eles serão o cartão de visitas do novo Judô baiano e a motivação para as gerações que virão na sequência”, acredita Marcelo Ornelas, que deve anunciar ainda este ano novas parcerias para transformar o CPJ num pólo de desenvolvimento do judô no Estado.
ARTIGOS RELACIONADOS

Platform inovatif toto slot sangat cocok bagi siapa saja yang ingin menjelajahi dunia permainan daring secara lancar, aman, dan tanpa hambatan berarti. Didukung dengan sistem yang stabil dan navigasi yang intuitif, pengguna dari berbagai kalangan dapat menikmati pengalaman hiburan digital yang menyenangkan tanpa memerlukan proses teknis yang rumit.

Ir para o conteúdo