A Taça Brasil de Juniores já começou sendo decisiva. Em sua primeira edição, a competição criada pela Confederação Brasileira de Judô para valorizar os clubes formadores teve 251 inscritos, sendo 142 no masculino e 109 no feminino. E muito dessa adesão se deve a dois fatoresprincipais: a definição dos classificados para o Campeonato Pan-Americano Sub 21, que será realizado em Córdoba, na Argentina, de 1º a quatro de julho; e as vagas para a primeira etapa da Seletiva Tóquio 2020, que será disputada de 09 a 11 de dezembro, no Centro Pan-Americano De Judô – CPJ.
A convocação para o Pan será feita considerando o ranking nacional das equipes de base. E, na maioria das categorias, a disputa está acirrada e pode ser decidida na Taça Brasil. A competição que tem a disputa das seis classes mais leves neste sábado (18), e o meio-pesado e o pesado no domingo (19), distribuirá 150 pontos para os campeões; 100 para os vices; 70 para os terceiros; e 40 para os quintos colocados.
Além dos pontos, os campeões de cada uma das categorias (a exceção do superligeiro que não é uma categoria olímpica) terão um bônus enorme: a vaga garantida na Seletiva Tóquio 2020 – 1ª etapa. Nessa disputa, eles vão se juntar aos campeões do Brasileiro Sub 21 e Sênior, do Troféu Brasil e aos atletas que não garantiram a permanência na seleção pelo ranking mundial.
“O mais importante da Taça Brasil é que ela é uma competição aberta, os atletas podem disputa-la sem participar de uma Seletiva estadual, por exemplo. Por isso, acreditamos que o nível técnico estará muito alto. É uma forma de analisar todos os atletas que, por algum motivo, não disputaram o Brasileiro de suas classes”, disse Marcelo Theotônio, gestor das equipes de base da CBJ.
No masculino, a categoria meio-leve (66kg) é a mais cheia e terá 26 judocas em ação. Já entre as mulheres, o peso-leve (57kg) terá 21 competidoras. A Bahia participa do evento com seis academias, são elas: Associação de Judô de Cruz das Almas, com dois atletas, Associação Judô Ação, com seis atletas, Associação Judô Nova União, com um atleta, Esporte Clube Vitória, com 10 atletas, Judô Paulo Fraga, com oito atletas e Yamashita Sports, representada por um atleta.
Os combates, tanto no sábado quanto no domingo, começam às nove da manhã. As súmulas podem ser conferidas abaixo.
– Súmulas Masculino – Taça Brasil de Juniores
– Súmulas Feminino – Taça Brasil de Juniores
*Noticia Original de CBJ