No ultimo sábado (05) o Sesi de Simões Filho recebeu aproximadamente 700 atletas de cerca de 40 cidades baianas, para o Circuito Baiano de Judô 1ª Etapa e Seletiva para o campeonato Brasileiro Região III. O evento proporcionou diversos momentos de emoção para os atletas e o publico presente no ginásio. Um destes momentos foi protagonizado pelo professor Tiago Jacaré que rendeu uma bela homenagem ao judoca Daniel dos Santos Bispo, que faleceu de infarto na ultima terça-feira (01).
“Gostaria de agradecer a oportunidade de prestar essa homenagem ao Daniel dos Santos Bispo, que foi judoca a vida toda e faleceu na ultima terça-feira, após um treino de judô. Ele era meu atleta, tinha 50 anos de idade, duas filhas, Juliana e Luna, duas atletas também. Infelizmente, Daniel teve uma morte súbita após o treino. Depois de chegar em casa, depois de tomar um banho, já ao lado da família, ele veio a falecer. O Daniel é praticante desde criança e ia prestar o exame de faixa preta este ano. Era o sonho dele ser faixa preta, e coube a mim após a sua morte, fazer simbolicamente essa graduação ao Daniel, para que onde ele estiver essa faixa preta esteja na cintura dele”, explicou o professor sob aplausos do publico. Tiago Jacaré arrancou lagrimas ao fazer a entrega simbólica. “Então Daniel, onde você estiver irmão, da um passo a frente e vem para a fila dos senseis, porque agora você é faixa preta, oss!”, graduou emocionado.
Diversos atletas e associações estavam participando pela primeira vez de um evento promovido pela Febaju. Dentre eles, Gilton Andrade, presidente do Centro Esportivo Team Gilton Andrade, da cidade de Simões Filho. Sua academia conquistou o segundo lugar no ranking de medalhas pela classe sub-11. “Esse é um trabalho que a gente vem realizando durante três anos, apesar de só ter filiado a Federação esse ano. O nosso combustível é o amor. Eu faço o meu trabalho com amor, se tiver uma for
mula mágica, essa formula é a mistura do amor com uma pitada de ousadia nossa. Respeitamos as entidades aqui presentes e o lugar de cada uma, mas, somos ousados e sempre buscamos mais e buscamos o nosso lugar”, declara sorridente, Gilton Andrade.
Durante a cerimônia de abertura o Presidente da Febaju, Marcelo Ornelas, agradeceu a renovação do convênio com o Governo do Estado. “Eu gostaria de aproveitar a oportunidade e agradecer, diante todos vocês, ao Governo do Estado por ter renovado conosco o convênio, através da SUDESB, para compra de medalhas, troféus e camisas”, reconheceu o apoio, Ornelas, pedindo aplausos para o Governo. O Presidente da Federação Baiana de Judô anunciou também o plano de apoio aos árbitros do interior do estado. “A Febaju iniciou hoje um apoio aos árbitros do Interior do Estado, com o comprometimento de efetuar o pagamento das passagens, para que eles possam participar de mais eventos. Sem desmerecer, é claro, os árbitros da capital, inclusive, temos aqui presentes novos árbitros”, informou Marcelo Ornelas.