Desta vez, o baiano Diego Santos conquistou o lugar mais alto pódio no Open Pan-Americano de Buenos Aires, que acontece neste sábado e domingo (24 e 25/3). Essa é a segunda etapa do Circuito Mundial que o judoca vence este ano. Com essa vitória, o atleta soma mais 100 pontos para o ranking da Federação Internacional de Judô (FIJ), que determina a vaga para as Olimpíadas de Tóquio, em 2020. Diego e mais nove atletas seguem representando a seleção brasileira na capital da Argentina.
A primeira medalha de Diego, este ano, veio no Open Pan-Americano do Chile, no último dia 10 de março. Acumulando pontuação no ranking da FIJ desde 2017, a expectativa do judoca é garantir uma vaga para as Olimpíadas de 2020. “Cada etapa é importante e vencer mais uma foi muito bom. Tudo saiu conforme o previsto, assim como meu clube e eu planejamos. Agora, vou seguir me preparando. Já no próximo dia 2 tenho treinamento de campo obrigatório pela seleção brasileira”, pontuou o atleta, que também agradeceu o apoio da Federação Baiana de Judô (Febaju) à conquista.
Diego Santos é natural de Jequié (BA) e treina pela Associação Judô Ação, filiada da Febaju. Atualmente, o atleta compõe a Seleção Brasileira de Judô e luta pela classe sênior (a partir dos 15 anos de idade), categoria meio-leve (-66kg). “Mais uma vez, Diego é motivo de orgulho para o judô baiano. E, pela determinação e preparação, há de ser o primeiro baiano a chegar às Olimpíadas. A torcida para isso é forte”, comentou Marcelo Ornelas, presidente da Federação Baiana.