Atletas filiados à nossa Federação brilharam em mais uma edição do Campeonato Brasileiro de Judô Sub-18, realizado no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas.
No primeiro dia da competição, no sábado (02), os atletas Arnou Lobo Netto, da academia Nissei, conquistou uma medalha de bronze na categoria Meio-Leve (até 60kg), enquanto Geferson Meireles Junior, da academia Nintai, levou a prata na categoria Ligeiro (até 55kg). Arnou Lobo Jr, pai do Arnou Lobo Netto, contou um pouco da preparação do filho e aluno.
“A gente vinha com um ritmo forte desde a pré-temporada, em janeiro, para conseguir o ouro, mas as medalhas de uma forma geral também têm grande importância devido às dificuldades. São cinco a seis horas de treino por dia, envolvendo musculação, parte técnica de judô e jiu-jitsu, para treinamento de chão”.
A rotina do medalhista de prata Geferson Junior não é muito diferente. Seu treinador Marcelo Carvalho destaca o foco do atleta, que pretende disputar todas as etapas do circuito baiano, a Copa Minas e a Copa São Paulo, com ajuda do projeto Formando Campeões, da Febaju.
“Depois dessa prata, creio que ele tem condições absolutas de medalhar em todas as competições. (Geferson) Junior é um atleta muito focado nos treinos e na carreira que escolheu. Falo sempre aos meus alunos que ‘ser competidor é opção, não obrigação, então, se escolheu ser competidor, tem que arcar com as consequências’”.
O segundo dia de competição (domingo, 3) teve como destaque a judoca Ana Júlia Damasceno, do Esporte Clube Vitória, na categoria dos Pesados (+70kg), também com uma medalha de prata, para a alegria do pai João Damasceno, que acompanhava da arquibancada. A atleta analisa o desempenho obtido e planeja voos ainda mais altos.
“Foram lutas pegadas, difíceis, nas duas primeiras eu consegui aplicar golpes efetivos e sair com as vitórias. Já a terceira foi na raça, superação mesmo, e eu consegui a decisão por Golden. Agora é treinar para as outras competições, dentre elas conseguir a classificação para o Sulamericano, para representar meu estado, meu país”.
Confira reportagem abaixo: