Com objetivo de aperfeiçoar ainda mais o judô baiano, Marcelo Ornelas, presidente da Federação Baiana de Judô (Febaju), foi a Havana, em Cuba, no período de 18 a 22 de abril, acompanhado de autoridades como, o prefeito de Madre de Deus, Jeferson Andrade, o Secretário de Esporte, Jibson Coutinho e do Judoca e professor Marcelo França, para articular possíveis convênios esportivos, conhecer a realidade do país e dividir experiências com algumas das personalidades mais renomadas do judô.
A prefeitura de Madre de Deus, planeja que o Ex-Técnico da Seleção Cubana, Justo Noda, venha a Bahia em junho para conhecer o projeto “inovador” do novo Centro de Treinamento de Judô e Boxe, que será construído, no município.
Justo, que é treinador de judô desde 1973, campeão olímpico sob o comando da equipe cubana e professor de educação física, se mostrou empolgado com o novo desafio.
O presidente da Febaju, destacou em sua ida à Ilha, a capacidade de superação dos atletas cubanos: “Ver ideias e ações simples trazerem grandes resultados quase sem recursos, na educação e no esporte, nos faz repensar conceitos na vivência esportiva. Retornei de Cuba um gestor com espírito “revolucionário”, e com certeza, um homem melhor. Uma coisa não há dúvida, nós baianos/brasileiros temos muito a aprender com o povo cubano”, considerou.
A expectativa da Febaju com a inserção de mais um centro de treinamento e a troca de experiências entre atletas, professores e Justo, é de formar equipes ainda mais competitivas e campeãs representando a Bahia.