Na terça-feira (20/2), o presidente da Federação Baiana de Judô (Febaju), Marcelo Ornelas, participou de reunião para debater projetos e ações do judô para 2018, na Confederação Brasileira de Judô (CBJ). O encontro agrupou representantes de quatro Estados e, dentre outras pautas, teve como objetivo principal discutir a criação de um departamento específico na CBJ para concentrar as demandas dos veteranos. Se valendo da ocasião, Febaju e CBJ reforçaram a parceria que mantém para iniciação esportiva de jovens no Centro Pan-Americano de Judô, na Bahia.
Esse foi a primeira reunião para tratar da representação dos veteranos brasileiros na CBJ. Além do presidente da Febaju, o encontro reuniu o presidente da Federação do Rio de Janeiro, Jucinei Gonçalves da Costa, o ex-presidente da Federação Gaúcha, Carlos Eurico Pereira, e representantes da classe. “Somente na Bahia, são cerca de 400 veteranos ativos. Em nível de Brasil, a representação ganha uma proporção ainda maior. Portanto, o pleito é válido”, pontuou Marcelo Ornelas, que ressaltou ainda a receptividade do presidente da CBJ, Sílvio Acácio Borges, em dar andamento à questão.
Aproveitando a oportunidade, os presidentes da Febaju e da CBJ discutiram a parceria de iniciação esportiva que mantém no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas (BA), desde o ano passado. A iniciativa, que conta com a atuação de nove profissionais baianos, tem como meta beneficiar 1.500 crianças e adolescentes em 2018 através da inclusão no judô. “É um orgulho para a Febaju participar de um projeto como esse, que permite a transformação social de jovens e, ao mesmo tempo, fortalece o judô”, comemorou Marcelo.
O projeto, que também conta com o suporte da Prefeitura de Lauro de Freitas, é voltado para crianças e adolescentes que tenham entre oito e 16 anos e que estejam regularmente matriculadas na rede municipal de ensino. Para realizar a inscrição, os interessados devem procurar a Secretaria de Educação de Lauro de Freitas, responsável pela reserva de vagas.