No começo da semana (5/3), a Federação Baiana de Judô (Febaju) divulgou a relação dos 17 judocas que serão beneficiados com a isenção das taxas de anuidade federativa e de inscrições em torneios para o ano de 2018. A desobrigação é prevista no Projeto Formando Campeões, que apoia competidores com alto desempenho em campeonatos estaduais e nacionais. O benefício soma, em média, R$820 por judoca.
O presidente da Febaju explica que a seleção de atletas é baseada em critérios técnicos. “Para definir a relação de beneficiários, a diretoria técnica da Febaju analisa os rankings dos campeonatos estaduais e nacionais do ano imediatamente anterior. Os judocas com melhor desempenho nos torneios são selecionados para o Projeto Formando Campeões e recebem a isenção das taxas no ano seguinte. Assim sendo, os isentos desse ano são aqueles que se destacaram em 2017”, justifica Marcelo Ornelas.
Os 17 judocas selecionados estarão isentos da anuidade federativa 2018 e das inscrições para as oito etapas do Circuito Baiano de Judô, para o Campeonato Baiano e para as fases Regional e Nacional do Campeonato Brasileiro. Em média, a isenção é de R$820 por atleta beneficiado. “É um incentivo importante para o atleta, que, desobrigado das taxas, pode investir mais em seu treinamento e, assim, alcançar mais conquistas”, pontuou Marcelo.
O Projeto Formando Campeões foi criado pela Febaju em 2016, com o propósito de apoiar os judocas de alto rendimento esportivo, através da desobrigação de taxas administrativas. Além dos 17 selecionados para o ano de 2018, o Projeto já beneficiou 32 judocas de diferentes classes e categorias. “Antes mesmo do Formando Campeões, já trabalhamos com esse tipo de incentivo. O Projeto veio para formalizar esse apoio e nossa ideia é expandi-lo mais a cada ano”, finalizou o presidente da Entidade.