A Federação Baiana de Judô lançou na manhã desta terça-feira (19) o projeto Bahia Olímpica, em um hotel em Lauro de Freitas. Na oportunidade estiveram presentes o presidente da Febaju, Marcelo Ornelas, o secretário de Trabalho, Esporte e Lazer de Lauro de Fretas, Uilson de Souza, Álvaro Oliveira, representante da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Susie Dócio, representante da Secretaria Estadual Do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a Deputada Olívia Santana, além dos professores que estarão à frente do projeto – Maicon França, Diego Santos e Juramilto Conceição – e atletas contemplados pelo projeto.
A atividade celebrou o projeto que contempla 64 atletas, entre 12 e 19 anos, de diversas cidades da Bahia e que participarão de atividades esportivas regulares no Ginásio Municipal de Esporte, do Centro, em Lauro de Freitas. Através de uma chamada de vídeo, o representante da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Sandro Felício, destacou a importância desse núcleo ser o primeiro implantado no país.
A iniciativa que conta com apoio do Ministério da Cidadania, através da Secretaria Especial do Esporte e do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), também atenderá 100 crianças e jovens munícipes que farão parte de uma vertente do projeto que é a iniciação esportiva como forma de ferramenta de inclusão social.
“Estamos muito felizes por poder dizer que a Febaju conquistou grandes feitos nos últimos anos. O projeto Bahia Olímpica é a consagração de estarmos atentos no que diz respeito à formação de atletas de base, além de acolher e fomentar a prática do judô para a comunidade laurofreitense. Agradecemos o apoio incondicional dos governos estadual e municipal. Esse, com certeza, será mais um dos legados que o judô baiano apresenta para a sociedade”, destacou o presidente da Febaju, Marcelo Ornelas.