Neste domingo (06) a Federação Baiana de Judô – Febaju promove o primeiro Treinamento de Campo de 2016. O Sesi de Simões Filho recebe judocas classificados para o Brasileiro Região III das 09h às 12h.
“O treinamento de Campo é mais um investimento da Febaju em busca da preparação técnica dos nossos atletas. Serão treinos programados, sempre após os eventos em algumas datas especificas, onde reuniremos os atletas da Bahia. Nestes treinamentos, uma comissão técnica mantida pela Febaju fará um trabalho de preparação com foco em Eventos Nacionais” explica o presidente da Federação Baiana de Judô, Marcelo Ornelas.
A Febaju tem como um dos principais objetivos para 2016 elevar o n
úmero de atletas baianos no pódio nacional. Para isso, foi criada uma Comissão Técnica formada por professores como Salvatore Puonzo, Flavio Chastinet, Thiago Fraga, Erico Veloso e Tiago Calheiros. “É um desafio nosso, foi um pedido do presidente da federação baiana de judô, para que aumentássemos em 2016 o numero de atletas baianos no pódio”, afirma o diretor técnico da Febaju, Salvatore Puonzo.
A dificuldade está no fato de fazer com que atletas e técnicos participem dos eventos propostos para reciclagem e aprimoramento das técnicas, como é o caso do Treinamento de Campo. “Em 2015 batemos o recorde nas inscrições em competições no estado. Mas, precisamos melhorar o nosso desempenho a nível nacional, principalmente agora que 99% das competições nacionais acontecerão em nosso estado. Precisamos colocar mais baianos no pódio. Além de trabalhar a frequência nos treinamentos de campo, porque tivemos uma evasão muito grande”, explica Salvatore.
Questionado sobre as possíveis causas desta evasão nos cursos que são proporcionados pela Febaju, mesmo sendo ministrado por técnicos de outros estados, alguns deles medalhistas olímpicos, Puonzo compartilha da opinião de diversos judocas assíduos nos eventos da Febaju. “Honestamente, acho que a vaidade está afetando muito. Você chega em outro estado, e só pelo fato de ser uma pessoa de fora, com outro conhecimento, com outra cultura, os cursos e treinamentos enchem. Aqui é diferente, tem muita gente que acha que sabe muito, que já sabe demais”, declara o diretor técnico da Febaju.
Diversos Treinamentos de Campo e Seminários estão programados para acontecer em 2016, com o intuito ampliar a qualidade técnica dos atletas baianos. Assim como, planejamentos para estimular, atrair e fazer com que todos os judocas do estado entendam a necessidade de reciclagem e aprimoramentos estão sendo estudados. O treinamento de Campo deste domingo é obrigatório para os atletas classificados para o Campeonato Brasileiro Região III.