A temporada de competições e eventos que compõem o calendário oficial da Federação Baiana de Judô foi encerrada neste sábado, 9 de dezembro, durante a já tradicional premiação dos Melhores do Ano. O evento homenageou atletas, associações e autoridades que obtiveram destaque ao longo dos certames esportivos organizados pela Febaju.
Este ano a Febaju formou mais de 80 faixas-pretas em parceira com a Faculdade Bahiana de Medicina e outras entidades no interior do estado. Os convênios com o governo do estado foram ampliados e o presidente, Marcelo Ornelas, promoveu a oferta inclusiva do judô em convênios/parcerias com as prefeituras de Madre de Deus, Jequié, Ituberá, Mata de São João e Ribeira do Pombal.
Seguindo a tendência inovadora da gestão, duas etapas do Campeonato de Judô foram realizadas dentro do Shopping Paralela, a identidade visual da Federação foi reformulada e o website foi atualizado com as diretrizes de Gestão e Governança, ação que rendeu à Febaju o título de uma das organizações mais transparentes, da modalidade, no país.
Dois baianos conquistaram títulos de Campeão Brasileiro em 2017, o garoto Luiz Santos, de 12 anos e o hexacampeão Diego Santos. Além deles o judô baiano teve a honra de ter o veterano Bruno Maia conquistando o bronze no Campeonato Mundial, na Itália e Mestre Serrinha se consagrando Campeão. No Sul-americano, Gabriel Alves, pela sua pontuação e nível técnico no Ranking Nacional de Base, foi convocado a representar o Brasil e trouxe pra casa uma importante medalha.
O judô baiano teve mais quatro dos seus atletas premiados na Copa São Paulo de Veteranos e Kata, na cidade de São Bernardo do Campo. Os judocas Rone Montenegro, Victor de Araújo, Viviane Isidro e João Vitor Pimentel, representaram a Associação Ippon do município de Itabuna, no sul da Bahia.
Com a pontuação de 299,5, mais uma vez, a dupla Viviane Isidro e João Pimentel, atuais campeões brasileiros, venceram na categoria JU NO KATA Misto – DANGAI.
Rone Montenegro, atual vice-campeão brasileiro e Victor Araújo garantiram o terceiro lugar no pódio da categoria KIME NO KATA–YUDANSHA. Eles avaliaram a competição como uma das mais disputadas dos últimos anos.
Nos Jogos Escolares da Juventude, os judocas baianos conquistaram o melhor resultado do nosso Estado, nos últimos anos.Com uma medalha de ouro, quatro de bronze e os títulos de Campeão por Equipes Masculino e de Vice-campeão no Feminino, nossos atletas fizeram história. Atualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, de escolas públicas e privadas de todo o país, em 14 modalidades.
Os atletas que representaram o judô baiano foram, Ronaldo Fiuza (Ouro), Arnou Neto (Bronze), Ana Karolina Santana (Bronze), Ana Paula Tartari (Bronze) e Priscila Guerreiro (Bronze) com apoio dos técnicos, Arnou Lobo, Luis Leal, Maicon França, Rauldenis Junior e Thiago Fraga.
Na arbitragem, obtivemos um grandioso resultado com a aprovação de Angel Peleteiro para FIJ A. Com a nova categoria é muito provável que Angel represente a Bahia e o Brasil na Olimpíada de Tóquio.
O presidente da Febaju Marcelo Ornelas avaliou o ano, ‘’Mais uma ano que mantivemos nossa diretriz pela busca incessante pela excelência, ampliamos nossos parceiros e convênios, sempre inovando, e seguindo fielmente nossos valores, transparência, responsabilidade, perseverança e ética. O grande destaque do ano foram as conquistas de resultados expressivos, provando que os técnicos e atletas baiano possuem espírito vencedor e que podemos chegar muito mais longe se continuarmos trabalhando juntos e unidos, agora vamos com tudo para 2018.’’
Novidades para 2018- Para o novo ano, o presidente Marcelo Ornelas já revelou duas novidades. A primeira é o Tour do Campeonato de Judô que acontecerá em 4 municípios baianos e a segunda é o novo coordenador técnico da Seleção Baiana, o Sensei Mestre Serrinha.