A seleção cubana de judô chegou a capital baiana, na última sexta-feira (22), onde se prepara para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Os atletas participam de um intercâmbio com os judocas baianos, com treinamentos diários no Centro Pan-americano de Judô – CPJ em Lauro de Freitas. Serão 15 dias de troca de conhecimento, inclusive com os medalhistas dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Ydalys Ortiz (ouro) e Asley Gonzalez (prata).
O Presidente da Federação Nacional de Judô de Cuba, Rafael Manso, explica os motivos de escolher a Bahia como local para aclimatação. “Vocês são muito gentis e acolhedores, além de ter uma comida tão saborosa quanto a nossa. Aqui, nos sentimos praticamente em casa!”, declara Rafael Manso.
A delegação Cubana precisará do auxilio de atletas baianos para os seus treinamentos olímpicos, dai a ideia de promover esse intercâmbio. As seleções Baianas Sub-18 anos e Sub-21 anos, além da classe sênior (apenas os faixas pretas) foram convocadas para auxiliar nos treinamentos, que acontecem de segunda a sexta-feira, a partir das 09h30 no CPJ.
Para o Técnico da seleção feminina de judô cubana, Armando Padrón, ambos os lados saem ganhando com estes treinamentos. “Nós sempre temos o que aprender. Passamos por um período de treinamento no Japão, competimos no México e na Mongólia, agora a ultima parte da nossa preparação é aqui na Bahia. Todo mundo aprende e o Brasil é uma potência mundial em judô!”, afirma Padrón.
Conhecida por ser a maior potência da América Latina em jogos olímpicos, Cuba costuma arrematar um numero elevado de medalhas no judô. Um dos grandes responsáveis é o técnico da seleção masculina, Justo Noda Barreto, que negocia uma temporada no estado para treinamento e preparação exclusiva com a seleção baiana. O cubano possui experiência de mais de 30 anos à frente da seleção olímpica, onde conquistou 22 medalhas em olimpíadas e 32 em mundiais.
O presidente da Federação Baiana de Judô-Febaju, Marcelo Ornelas, ressalta a importância do intercâmbio e explica a negociação com Justo Noda. “É de grande importância para o judô baiano, não apenas para o nossos atletas, mas principalmente para os nossos técnicos, que terão a vivencia com um técnico de nível internacional, que possui diversas conquistas mundiais e olímpicas. Além disso, estamos em negociação com o professor Justo para torna-lo o gestor técnico da Febaju, focando em nosso projeto de ter um baiano na próxima olimpíada”, declara Ornelas.
O treinamento com a seleção cubana está aberto para todos os técnicos do Estado, tem incio no próximo dia 26 e segue até o dia 03 de agosto. Segue abaixo a relação dos atletas convocados da Classe Sub-18 anos e Sub-21 anos (Campeões dos Baianos 2016). Na classe Sênior apenas os faixas pretas poderão participar.
SUB-18 ANOS MASCULINO
Felipe de Jesus Cruz França – Judô Nintai
Daniel Iabrudi Fraga Lima- Judô Paulo Fraga
Arnou Sena Lobo Netto – Nissei de Judô
Thiago Gonçalves Soares – Santa Cruz
João Victor França Araujo – Salvadô / Costa Verde Tênis
Rafael Sacramento Madureira Sampaio Correia – Salvadô / Costa Verde Tênis
Lucas Fiscina Pedra Cardoso – Yamashita Sports
Marcel Pereira Assunção – Judô Ação
SUB-18 ANOS FEMININO
Samires Cerqueira dos Santos – Judô Nintai
Licia Maria Macário Souza – Esporte Clube Vitória
Isadora Caroline Macário Souza – Esporte Clube Vitória
Gabrielle Santos de Santana – José Moreira de Judô
Tayná Chagas Carvalho de Souza – Esporte Clube Vitória
Larissa da Silva Ramos – Judô Coiteense
Andressa Naiane Araujo da Silva – Judô Coiteense
Isabele Melissa Bispo de Oliveira – Judô Ação
SUB-21 ANOS MASCULINO
Jhonata Nascimento de Leão – Anju’s
Tiago Nunes Silva – Judô Paulo Fraga
Bruno do Sacramento lima – Salvadô/Costa Verde Tênis
Danilo França Conceição dos Santos – Assamaca
Cleberlito Mendes Rosa neto – Judô Juazeiro
Willian Santos de Jesus – Gnoney
SUB-21 ANOS FEMININO
Gracielle Santos de Santana – José Moreira de Judô
Rosalia da Silva Machado – Judô Ação
Amanda Oliveira dos Anjos Silva – Judô Ação
Luana da Silva Pereira – Esporte Clube Vitoria