Na tarde desta quinta-feira (04) foi realizado o sorteio das Chaves, no Teatro Bradesco, na Barra da Tijuca, definindo os confrontos iniciais para os judocas brasileiros nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A competição tem um número recorde de participantes com 389 atletas de 136 países.
O Brasil tem seis judocas entre os oito primeiros de suas respectivas categorias, o que os coloca como cabeças-de-chave na competição: Sarah Menezes (48kg), Erika Miranda (52kg), Mayra Aguiar (78kg), Felipe Kitadai (60kg), Victor Penalber (81kg) e Rafael Silva (+100kg).
O Gestor de alto rendimento da Confederação Brasileira de Judô-CBJ, Ney Wilson, afirma que em jogos olímpicos não existe caminho fácil, porém, alguns atletas tiveram chaves menos complicadas que outros. “Tem uns com caminhos menos difíceis e outros mais difíceis. Não tem caminho fácil nos Jogos Olímpicos. De uma forma geral, acho que o sorteio foi bom”, avaliou o gestor .
Técnica da equipe feminina, Rosicleia Campos apontou as maiores dificuldades, mas mostrou confiança nas meninas para a competição. “Olimpíada não tem chave fácil, mas eu gostei do chaveamento. A Maria Suelen pegar a campeã olímpica (Idalys Ortiz) nas quartas de final não é uma tarefa fácil, mas estão todas preparadas. Então, agora é só lutar. Acho que Érika e Mayra caíram bem nas chaves. Não são fáceis. São menos difíceis”, afirma Rosicleia.
Para Luiz Shinohara, técnico da equipe masculina, já era esperado um chaveamento difícil, o que não diminui a expectativa por um bom desempenho dos atletas. “O sorteio em si já esperávamos que seria difícil, porque não tem atleta fácil nas Olimpíadas. O nível está bem equiparado. Mas, os judocas estão bem treinados, acho que foi a melhor preparação que fizemos. Estão bem e isso aumenta a chance de termos um bom desempenho”, declara.
Confira abaixo os confrontos dos brasileiros e as chaves completas no arquivo em anexo:
Sarah Menezes x Monica Ungureanu (ROU) ou Charline Van Snick (BEL)
Erika Miranda x Hela Ayari (TUN)
Rafaela Silva x Myriam Roper (GER)
Mariana Silva x Szandra Szogedi (GHA)
Maria Portela x Assmaa Niang (Marrocos)
Mayra Aguiar x Miranda Giambelli (Austrália)
Maria Suelen Altheman x Minjeong Kim (KOR)
Felipe Kitadai x Simon Yacoub (PLE) ou Walide Khyar (FRA)
Charles Chibana x Masashi Ebinuma (JPN)
Alex Pombo x SAIYINJIRIGALA (CHI)
Victor Penalber x Marlon Acacio (MOZ)
Tiago Camilo x Zack Piontek (RSA)
Rafael Buzacarini x Pablo Aprahamian (URU)
Rafael Silva x Ramon Pileta (HON)
*Com a informação CBJ
Chave completa Jogos Olímpicos Rio 2016