back to top
sexta-feira, maio 23, 2025
spot_img
InícioSem categoriaTécnicos e judocas da Seleção Brasileira aprovam estrutura do Centro Pan-americano de...

Técnicos e judocas da Seleção Brasileira aprovam estrutura do Centro Pan-americano de Judô

A delegação brasileira de judô encerrou ontem a sua passagem pela Bahia. Por aqui, os 18 atletas da Seleção sênior treinaram por cinco dias no Centro Pan-americano de Judô (CPJ), em Lauro de Freitas. As atividades serviram como preparação final para a disputa do Campeonato Pan-americano, que será disputado entre os dias 22 e 26 de abril em Edmonton, no Canadá.  E a estrutura encontrada no CPJ impressionou a comissão técnica brasileira.

“A gente nunca imaginou que um dia o judô teria um espaço como esse. Não que nós não merecêssemos, é mais do que merecido, mas isso se concretizar, ter um ginásio climatizado, com estrutura de recuperação de atleta, tudo o que a gente precisa dentro de um mesmo local é um sonho realizado”, comentou Rosicleia Campos, técnica da seleção feminina.

A seleção treinou em tempo integral no CPJ. Ao todo, participam do treinamento mais de 60 atletas, entre eles jovens das equipes sub-21 e sub-18 do Brasil e 32 judocas baianos que tiveram a oportunidade de dividir o tatame com os medalhistas olímpicos Sarah Menezes, Ketleyn Quadros, Mayra Aguiar, Felipe Kitadai e Tiago Camilo.
O baiano Luiz Henrique, que integra a equipe do Vitória de judô, comemorou a oportunidade de treinar com a Seleção no CPJ. “Eu fico até sem palavras. Eles são os meus ídolos. É emocionante treinar com Tiago Camilo, Victor Penalber. Eu me sinto como um deles. Me motivou bastante esse treino”, contou.

Técnico da seleção masculina, o sensei Luiz Shinohara, também não poupou elogios ao CPJ e já se mostra ansioso para retornar outras vezes com os seus comandados. “É a primeira vez que eu venho, achei muito bom. O espaço oferece toda a infraestrutura para um treino desse porte, de preparação para o Pan-americano. Vamos ter mais eventos aqui e até treinamento internacional, como fizemos em Saquarema (RJ) com oito países”, revelou.

Shinohara espera que o CPJ ajude a fomentar o esporte no estado. “O espaço tem que ser bem aproveitado. A Bahia é privilegiada por ter um espaço como esse. A Federação tem que organizar muitos eventos aqui e bastante treinamentos, assim o judô da Bahia pode crescer bastante e colocar muita gente na seleção”, completou.

Medalha de prata em Sidney-2000 e bronze em Pequim-2008, Tiago Camilo também aprovou a estrutura do Centro nessa reta final de preparação para o Pan e espera que o espaço ajude a desenvolver mais talentos no esporte. “Quando eu comecei no esporte, tive a possibilidade de me desenvolver e chegar a conquista olímpica. Mas quantos atletas deixaram de fazer esporte por falta de estrutura? É um legado para o esporte brasileiro. Dá para continuar treinando que o sonho é possível”, enalteceu o judoca.

O CPJ agora se prepara para sediar o Campeonato Brasileiro Região III, entre os dias 18 e 19 de abril, organizado pela Federação Baiana de Judô (Fejabu) e que contará com 400 atletas da Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. 
ARTIGOS RELACIONADOS

Platform inovatif toto slot sangat cocok bagi siapa saja yang ingin menjelajahi dunia permainan daring secara lancar, aman, dan tanpa hambatan berarti. Didukung dengan sistem yang stabil dan navigasi yang intuitif, pengguna dari berbagai kalangan dapat menikmati pengalaman hiburan digital yang menyenangkan tanpa memerlukan proses teknis yang rumit.

Ir para o conteúdo