O judô é um esporte que precisa de aprimoramento o tempo todo para se conseguir bons resultados nos tatames das principais competições. E foi esse o objetivo cumprido pelo professor Flávio Chastinet e quatro atletas baianos no IJF Training Center, no período de 04 a 14 de agosto, na cidade de Cancún, no México.
Com uma rotina puxada, de até dois treinamentos por dia, a equipe formada pelos atletas Roberto Matheus Passos Ribeiro – Sub18 – 73kg (JUDÔ PAULO FRAGA), Ana Paula Tartari Seidenstucker – Sub21 – 57kg (JUDÔ PAULO FRAGA), Caio Matheus Flores Santos – Sub21 – 55kg (NOVA UNIÃO), João Vitor Leite Gonçalves de Sales – Sub18 -73kg (NOVA UNIÃO), passou dez dias confinada sob o olhar atento de Flávio e o mestre Justo Noda, com elogios dos técnicos do Centro, sobretudo após os três atletas masculinos conquistarem o primeiro lugar num torneio interno, e Ana Paula o vice.
O treinamento, além de aprimorar os atletas nos aspectos técnico, físico e psicológico não se resumiu apenas aos tatames do IJF Training Center. Eles tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da cidade de Cancún e estreitar relações com outras culturas dos países participantes, como Aruba, Costa Rica e Porto Rico, como avalia o professor Flávio (Faixa preta 5º Dan).
“O treinamento foi excelente, uma experiência internacional para os meninos, 10 dias confinados no centro de treinamento, com treinos em dois períodos alguns dias. Quando fazíamos treino mais forte pela manhã, tirávamos a tarde para fazer a parte turística da viagem, que também é importante na parte psicológica”.
E o intercâmbio não pretende parar por aí. Já há novo convite das próprias autoridades mexicanas e do mestre Justo Noda para outro treinamento, dessa vez com as despesas pagas pela federação de judô do país, para ajudar, também, na preparação dos atletas locais para as próximas competições internacionais.