Em meio à disputa da III etapa do Circuito Baiano de Judô, ontem (23), no Centro Pan-americano de Judô (CPJ), em Lauro de Freitas, foram definidos os 31 judocas baianos que vão representar o estado nos Brasileiros sub-13 e sub-15, no segundo semestre. Todos garantiram vaga na Seleção Baiana após a conquista da medalha de ouro na seletiva estadual.
No sub-15, que acontece em agosto, em Cuiabá (MT), a Bahia terá 15 atletas na disputa, sendo oito no masculino e sete no feminino. A principal aposta baiana, sem dúvidas, será Jaqueline Nascimento, que venceu a seletiva na categoria ligeiro (-40kg) com três vitórias por ippon. Atual campeã brasileira sub-13, conquista obtida em agosto do ano passado em João Pessoa, a baianinha quer o bi, agora na idade de cima.
“Ganhei as três etapas estaduais este ano e vou focada em levar o ouro para garantir vaga no Sul-americano ou Pan-americano, as duas competições internacionais possíveis para garotas da minha idade ainda este ano. Se eu chegar à final já garanto uma das vagas”, projeta a baianinha de 13 anos, tri campeã brasileira regional e terceira colocada no Pan-americano de Porto Rico, em 2014.
Já para o Brasileiro sub-13, agendado para o mês de setembro aqui mesmo no CPJ, a Bahia confirmou seus 16 representantes, oito no masculino e outros oito no feminino. Assim como Jaqueline, o garoto Caillan Gabriel garantiu vaga no nacional ao levar o ouro entre os leves (-38kg) com três triunfos por ippon. “Quero fazer melhor que fiz aqui hoje. Vou participar do Brasileiro pela primeira vez e preciso mostrar serviço. É o nome da Bahia que está em jogo”, comentou o esperto garoto de 12 anos, que nesta temporada venceu duas das três etapas estaduais na sua categoria.
Além da seletiva nacional, a Federação Baiana de Judô distribuiu mais de 300 medalhas durante a III Etapa do Circuito Baiano de Judô nas categorias iniciante, sub-11, sub-18, sub-21, sênior e master. A competição contou com a participação de 387 atletas e foi vencida pela Academia Ogawa, com 22 medalhas, sendo nove ouros, sete pratas e seis bronzes. A quarta etapa estadual será dia 13 de junho. Na ocasião, será realizada a seletiva para o Brasileiro sub-23, que acontecerá nos dias 22 e 23 de agosto. Ambas as competições acontecem no CPJ.
Copa Bahia Open – Durante o Baiano, que contou com a presença do vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Marcelo França, o presidente da Febaju, Marcelo Ornelas, confirmou a realização da Copa Bahia Open, em outubro, com a participação de atletas vários países. “Cuba já garantiu participação e a Copa Bahia será o grande momento do judô baiano em 2015, já que vamos realizar um evento internacional de grande porte. Nosso judô está atingindo cada vez mais um patamar maior”, comenta o presidente da Febaju, Marcelo Ornelas.