Seletiva estadual classifica 31 judocas baianos para os Brasileiros sub-13 e sub-15

1
1
Em meio à disputa da III etapa do Circuito Baiano de Judô, ontem (23), no Centro Pan-americano de Judô (CPJ), em Lauro de Freitas, foram definidos os 31 judocas baianos que vão representar o estado nos Brasileiros sub-13 e sub-15, no segundo semestre. Todos garantiram vaga na Seleção Baiana após a conquista da medalha de ouro na seletiva estadual.

No sub-15, que acontece em agosto, em Cuiabá (MT), a Bahia terá 15 atletas na disputa, sendo oito no masculino e sete no feminino. A principal aposta baiana, sem dúvidas, será Jaqueline Nascimento, que venceu a seletiva na categoria ligeiro (-40kg) com três vitórias por ippon. Atual campeã brasileira sub-13, conquista obtida em agosto do ano passado em João Pessoa, a baianinha quer o bi, agora na idade de cima.

“Ganhei as três etapas estaduais este ano e vou focada em levar o ouro para garantir vaga no Sul-americano ou Pan-americano, as duas competições internacionais possíveis para garotas da minha idade ainda este ano. Se eu chegar à final já garanto uma das vagas”, projeta a baianinha de 13 anos, tri campeã brasileira regional e terceira colocada no Pan-americano de Porto Rico, em 2014.

Já para o Brasileiro sub-13, agendado para o mês de setembro aqui mesmo no CPJ, a Bahia confirmou seus 16 representantes, oito no masculino e outros oito no feminino. Assim como Jaqueline, o garoto Caillan Gabriel garantiu vaga no nacional ao levar o ouro entre os leves (-38kg) com três triunfos por ippon.  “Quero fazer melhor que fiz aqui hoje. Vou participar do Brasileiro pela primeira vez e preciso mostrar serviço. É o nome da Bahia que está em jogo”, comentou o esperto garoto de 12 anos, que nesta temporada venceu duas das três etapas estaduais na sua categoria.

Além da seletiva nacional, a Federação Baiana de Judô distribuiu mais de 300 medalhas durante a III Etapa do Circuito Baiano de Judô nas categorias iniciante, sub-11, sub-18, sub-21, sênior e master.  A competição contou com a participação de 387 atletas e foi vencida  pela  Academia Ogawa, com 22 medalhas, sendo nove ouros, sete pratas e seis bronzes.  A quarta etapa estadual será dia 13 de junho. Na ocasião, será realizada a seletiva para o Brasileiro sub-23, que acontecerá nos dias 22 e 23 de agosto. Ambas as competições acontecem no CPJ.

Copa Bahia Open – Durante o Baiano, que contou com a presença do vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Marcelo França, o presidente da Febaju, Marcelo Ornelas, confirmou a realização da Copa Bahia Open, em outubro, com a participação de atletas vários países. “Cuba já garantiu participação e a Copa Bahia será o grande momento do judô baiano em 2015, já que vamos realizar um evento internacional de grande porte. Nosso judô está atingindo cada vez mais um patamar maior”, comenta o presidente da Febaju, Marcelo Ornelas.

1 COMENTÁRIO

  1. O único problema será a arbitragem que continua tendenciosa, sectária, parcial e injusta, comprometendo os resultados finais. Uma vergonha pra um estado como a Bahia, que não possui um destaque no cenário nacional porque os resultados vem sendo alterados em razão da lamentável atuação de alguns árbitros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui