A Copa Europeia Sub 21, que aconteceu em Lignano, na Itália, colocou dez brasileiros no pódio no ultimo final de semana. Com uma medalha de ouro, duas de pratas e sete de bronze a Seleção Brasileira conquistou o sexto lugar no quadro geral de medalhas.
Segundo o gestor das categorias de base da Confederação Brasileira de Judô, Marcelo Theotônio, foram 26 países e 477 atletas no evento. “O campeonato estava grande. Algumas seleções nacionais vieram com o time principal, como a França no feminino, o que valoriza o nosso resultado e deu um bom volume de lutas aos atletas”, avaliou.
Agora, a delegação permanece na Itália para treinamento de campo até quarta-feira (13), quando embarcam para mais uma etapa do Circuito Europeu, em São Petesburgo, na Rússia.
A equipe que está representando o Brasil nessas etapas é formada por novos atletas que estarão também no processo de desenvolvimento das categorias de base em 2017. “Não estamos trabalhando agora com os líderes do ranking. Então, como um trabalho que passa a ser mais de longo prazo, acho que o resultado e o desempenho desses atletas nessa primeira etapa foram muito bons”, finaliza o gestor da Base.
A comissão técnica brasileira foi formada também pelos técnicos Douglas Vieira (masculino) e Andrea Berti (feminino), além de Matheus Theotônio, supervisor das categorias de base da CBJ, e dos fisioterapeutas Rodolfo Monteiro e Luana Carvalho.
Informações CBJ