O Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas-BA, recebeu na última segunda-feira (13), o último e decisivo dia de Superdesafio BRA – Copa Internacional de Seleções. Brasil e França saíram vitoriosos dos dois combates, conquistando ouro e bronze, respectivamente. A Alemanha ficou com a prata e a Argentina com o quarto lugar.
Em duelo definido no último combate, o Brasil venceu a Alemanha por 4 a 3 e sagrou-se campeão do Superdesafio BRA – Copa Internacional de Seleções. O peso-pesado Victor Pereira imobilizou Daniel Messelberger até o ippon e marcou o quarto ponto brasileiro na última luta quando o confronto estava empatado em 3 a 3.
No primeiro combate, Robson Penna conseguiu um wazari contra Chris Lammers. O alemão chegou a empatar a luta, mas o brasileiro foi atrás e conseguiu novo wazari a um segundo do fim para colocar o Brasil na frente. Na sequência, a Alemanha empatou com Michel Adam estrangulando Airton Silva.
David Lima (73kg) entrou agressivo para o terceiro combate e conseguiu desclassificar Maurice Püchel por hansoku make. O alemão defendeu-se de uma queda com a cabeça, movimento proibido no judô por colocar em risco a integridade física do atleta. Placar de 2 a 1 para o Brasil.
O baiano Tiago Pinho entrou motivado para a quarta luta contra Tim Gramkow, mas o alemão venceu por um wazari e empatou novamente.
Na quinta luta, Henrique Francini (90kg) acabou levando hansoku make também por defender-se com a cabeça e a Alemanha retomou a vantagem no placar com um 3 a 2.
Coube a William Souza Jr (100kg) buscar o ponto que manteria o Brasil vivo na disputa e ele não decepcionou. Marcou um wazari a nove segundos do fim do combate contra Jan Goldhammer e deixou tudo igual em 3 a 3.
“O apoio da torcida foi fundamental para eu conseguir a pontuação já no finalzinho da luta e não deixar ir pro golden score. É uma emoção muito grande competir em um ginásio lotado, com as pessoas gritando seu nome. Foi excelente”, disse William.
A decisão ficaria, então, para o último duelo entre os pesados Victor Pereira e Daniel Messelberger. Em luta equilibrada, Messelberger tentou uma técnica de sacrifício, Victor defendeu-se e conseguiu imobilizar o adversário até o ippon, garantindo a vitória brasileira por 4 a 3 e o título do segundo Superdesafio BRA de 2017.
“Foi muito emocionante pra mim porque nunca tinha tido uma experiência como essa de lutar num ginásio cheio, com o apoio da torcida num evento internacional. Agradeço a Deus, aos técnicos do meu clube, o Judô Belarmino, e à CBJ por terem me deixado na melhor forma para conquistar esse título pro Brasil”, disse Victor.
França reage após derrota e leva o bronze no duelo contra a Argentina -A disputa de bronze entre França e Argentina abriu o último dia de Superdesafio BRA – Copa Internacional de Seleções e os franceses saíram vitoriosos do CPJ. Depois de perderem a primeira luta, quando Vincent Sorgiati levou o ippon de Jose Galvan, os europeus se recuperaram e venceram todos os confrontos restantes. Placar final de 6 a 1 para França, com vitórias de Fabien Le Touze (66kg), Kemcy Benguesmi (73kg), Tony Persehais (81kg), Lorenzo Perricone (90kg), Nicolas Homo (100kg) e Palthi Mena-Munzimbu (+100kg).
Veja abaixo as escalações das equipes:
FRANÇA X ARGENTINA – BRONZE
60kg – Vincent Sorgiati x José Luis Galvan
66kg – Fabien Le Touze x Elian Chinelato
73kg – Kemcy Benguesmi x Santiago Latorre
81kg – Tony Persehais x Gabriel Tomas
90kg – Lorenzo Perricone x Ivo Dargoltz
100kg – Nicolas Homo x Joaquin Burgos
+100kg – Palthi Mena-Munzimbu x Jose Angel Rios
BRASIL X ALEMANHA – OURO
60kg – Robson Penna x Chris Lammers
66kg – Airton Silva x Michel Adam
73kg – David Lima x Maurice Püchel
81kg – Tiago Pinho x Tim Gramkow
90kg – Henrique Francini x Eduard Trippel
100kg – William Souza Jr x Jan Goldhammer
+100kg – Victor Pereira x Daniel Messelberger