Em concordância com as mudanças na regra de competição do Judô implantadas pela Federação Internacional, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ), atualizou na plataforma Zempo o sistema de placar e o layout. O novo modelo já está disponível para todas as federações estaduais, clubes e associações que queiram realizar competições dentro da nova regra.
O marcador em novo formato foi utilizado pela CBJ pela primeira vez no Superdesafio BRA – Copa Internacional de Seleções, realizado no Centro de Treinamento da CBJ, em Lauro de Freitas, na Bahia, nos dias 12 e 13 de fevereiro.
Entre as principais alterações visuais do novo placar estão as indicações de pontuações e punições, uma vez que o yuko foi extinto e o terceiro shido (penalidade) acarreta hansoku make (desclassificação).
Quando acontece o ippon não será mais exibido o número da pontuação, mas sim a palavra IPPON, para melhor compreensão do público. Além disso, o primeiro shido por catada na perna será indicado com o tradicional cartão amarelo mais a frase “pegar na perna 1x”, para que fique claro o motivo da punição, já que a segunda catada na perna elimina o atleta.