Em ano olímpico a Confederação Brasileira de Judô – CBJ lança a Copa Internacional de Seleções. O Evento acontece a partir desta sexta-feira (07), no Centro Pan-Americano de Judô – CPJ, na Praia de Ipitanga, às 17h. Formada principalmente por atletas da Classe Júnior (Sub 21) de cada nação, a competição será apenas entre as equipes do masculino. Estarão na disputa agrandes potencias do judô como o Japão, Rússia, Geórgia, Alemanha, Grã-Bretanha, Portugal e Itália.
O gestor das categorias de base da CBJ, Marcelo Theotônio, tem boas expectativas para a Copa Internacional de Seleções. “Como não teremos os campeonatos mundiais das categorias de base neste ano por conta das Olimpíadas, os países estão encarando essa Copa Internacional como uma espécie de Mundial e todos eles virão com seus principais atletas, inclusive o Brasil”, explicou o gestor.
Os representantes do Brasil na Copa serão os atletas Kainan Pires (60kg), Daniel Cargnin (66kg), Lincoln Neves (73kg), Eduardo Yudy Santos (81kg), Rafael Macedo (81kg), André Humberto (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e João Marcos Silva (+100kg).
O sorteio das chaves acontece nesta quinta-feira (05). Serão sete lutas entre os judocas das categorias ligeiro (60kg), meio-leve (66kg), leve (73kg), meio-médio (81kg), médio (90kg), meio-pesado (100kg) e pesado (+100kg).
Na sexta-feira (07) serão realizados os duelos da primeira fase, válida como quartas-de-final, que terá quatro confrontos. Os vencedores de cada confronto se enfrentam nas semifinais e os derrotados farão a repescagem, que acontecem no sábado (8), a partir das 09h. As duas disputas de bronze e a final acontecerão no domingo (08), às 09h.
Após a competição, os atletas estrangeiros, assim como os brasileiros, permanecem no CPJ para treinamento de campo, que acontece nos dias 09 e 10 de maio.
Fonte: CBJ