Na manhã desta quinta-feira (17), chegou ao fim o primeiro Curso Nacional de Capacitação para Técnicos de Judô promovido pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), através do Sistema de Convênios do Ministério do Esporte (Siconv). O curso tem o objetivo de capacitar alguns dos principais treinadores das federações estaduais brasileiras que, como contrapartida, repassarão todo o conhecimento adquirido.
O quarto e último módulo teve inicio na terça-feira (15) com palestras com grandes nomes do judô nacional, os técnicos da seleção Luiz Shinohara e Mario Tsutsui, além do medalhista olímpico Flávio Canto.
Os três levaram os alunos para o dojô do Centro Pan-Americano de Judô, na praia de Ipitanga, ministraram aulas práticas, com apresentação e simulação de diversas técnicas. Tsutsui mostrou os fundamentos do Kumi Kata em situações de treino e competição, enquanto Shinohara explicou as características do Tachi Waza na seleção brasileira, táticas e estratégias de luta.
No último dia, os 72 alunos e os judocas de Brasil e Venezuela que disputaram o Super Desafio BRA, voltaram ao dojô para aprenderem técnicas de Ne Waza com Flavio Canto, um dos maiores especialistas na luta no chão.
“Esse curso foi planejado como piloto e a partir do feedback de vocês nós vamos aprimorar e fazer melhor. Posso dizer que foi um projeto vitorioso. Sabíamos que seria uma troca. Tudo o que foi visto são questões relacionadas ao dia a dia de vocês e tentamos dar uma visão diferente. Foi proveitoso para vocês e creio que é uma experiência boa que vocês levarão e compartilharão com o maior número de pessoas possíveis. Inclusive, isso faz parte da contrapartida de vocês. Em nome do presidente Paulo Wanderley, agradeço a presença de todos”, avaliou Robnelson Ferreira, gestor técnico nacional de eventos, responsável por coordenar a execução do Curso.
*Fonte: CBJ