O ano de 2015 está chegando ao fim e com ele as atividades esportivas no estado. Nas cidades do interior baiano, dois grandes eventos marcaram o encerramento das atividades relacionadas ao judô. O 1º Open Nacional Yama Arashi Kata/Copa Kids, em Vitoria Da Conquista e a Premiação dos Destaques 2015 em Jequié.
Promovido pelo professor Acácio Guimarães, nos últimos dias 11 e 12 de dezembro aconteceu o 1º Open Nacional Yama Arashi Kata/Copa Kids, no Ginásio da Uesb de Vitoria Da Conquista. O primeiro dia do evento foi marcado pelo seminário sobre Katas com o professor Leonardo Vendrame da Federação Paulista de Judô. A Cerimônia de abertura do evento contou com a presença do Presidente da Federação Baiana de Judô (Febaju), Marcelo Ornelas, diretor geral da Febaju, Igor Loreto, Gerente de esportes da prefeitura de Vitória da Conquista, Danillo Rodrigues Rocha, além do professor Kodansha Raudenis Silva e do organizador do evento Acácio Guimarães.
Na primeira noite do evento 30 atletas receberam o certificado de exame de faixa preta sob uma bonita apresentação musical, com efeitos luminosos seguido de apresentação de katas. A noite de celebração serviu também para homenagear os professores Raudenis e Acácio, assim como o atleta Vitor Renoir pelas conquistas para o esporte. No segundo dia do evento aconteceu a Copa Open Nacional Yama Arashi Kata/Copa Kids.
O presidente da Federação Baiana de Judô acredita que a cidade tornou-se referência para o judô. “A cidade de Vitória da Conquista se tornou referencia, não apenas pelo desempenho competitivo, mas também pelo desenvolvimento e fomento do Kata. Hoje podemos também comemorar porque a Febaju conseguiu proporcionar, mais uma vez, o beneficio de realizar exame de faixa preta nas regiões dos associados. É um grande avanço da nossa gestão, encurtar essa distancia da Febaju com o Interior do estado”, celebra Marcelo Ornelas.
A noite de segunda-feira na cidade de Jequié foi de muita comemoração, afinal, era o momento de homenagear e reconhecer àqueles que realmente deram sua parcela de contribuição para o crescimento do Judô na cidade baiana. Sob a coordenação do professor Arlon Ferreira,
o Projeto Judô em Ação de Jequié conquistou o terceiro lugar no ranking das academias em 2015 e o Teatro Municipal de Jequié serviu de palco para que a conquista pudesse ser celebrada homenageando patrocinadores, parceiros, apoiadores, atletas e familiares além da imprensa local.
Merece destaque, entre os homenageados, o professor José Moreira Barreto, que foi promovido a kodansha e desde a década de 1970 trabalha promovendo o judô na cidade através de projetos sociais. A cidade que receberá o Circuito Baiano de Judô e a Campeonato Sub-11 de Judô em 2016 apresentou um vídeo emocionante documentando as participações e conquistas obtidas pelos judocas do Projeto Judô em Ação, seguido do vídeo institucional da Febaju.
Organizado pelo Vice-presidente da Febaju, Arlon Ferreira, o evento contou com a presença do Presidente da Febaju, Marcelo Ornelas, O diretor geral da Febaju, Igor Loreto, o Secretário de Esportes de Jequié e Jairo Rodrigues Filho